24 de março de 2009

Grupo de apoio para IRA

Este grupo destina-se a homens/mulheres que, diante da mais simples contrariedade ou frustração, reagem com explosões de raiva descontrolada e que desejam aprender a expressar de forma adequada suas emoções e melhorar seus relacionamentos.

A ira é uma emoção natural do ser humano, pois Deus nos criou com a capacidade de sentir raiva. Mas podemos expressá-la de forma destrutiva, prejudicando de forma significativa nossos relacionamentos.

Quando pensamos numa pessoa irada, geralmente nos vem à mente alguém descontrolado, batendo portas, gritando alto e tornando insuportável a vida de todos ao seu redor. Mas a raiva sufocada, “engolida”, que se manifesta através do isolamento, silêncio, ironia e sarcasmo, também é destrutiva.

Seja como for, se a raiva não for tratada, continuará influenciando de forma nociva nosso comportamento e ferindo a nós mesmos e as pessoas que mais amamos.

Reconhecer e aceitar a responsabilidade sobre as conseqüências da nossa ira, admitir nossa impotência para controlar o mau hábito da ira e permitir que nosso Poder Superior Jesus Cristo mude nossos padrões destrutivos de comportamento é o que garante a verdadeira libertação da ira.

Identifique se a raiva está fora de controle em sua vida, respondendo o questionário abaixo. Isto pode ser o início da restauração que você vem buscando, nessa área.


VOCÊ TEM PROBLEMAS COM A IRA?
  1. Perco a paciência quando as coisas não saem como quero.
  2. Fico irritado quando as pessoas não concordam com minhas opiniões.
  3. Quando estou aborrecido com alguém, deixo de falar, ou ignoro essa pessoa.
  4. Facilmente me chateio quando amigos ou familiares não se mostram sensíveis às minhas necessidades.
  5. Sinto-me frustrado quando percebo alguém cuja vida é mais fácil do que a minha.
  6. Costumo alterar o tom de voz e sou mais agressivo, quando converso sobre assuntos polêmicos.
  7. Fico aborrecido quando sou repreendido, enquanto as ações dos outros passam despercebidas.
  8. Tenho dificuldade de perdoar ofensas e mágoas sofridas.
  9. Quando alguém está me criticando ou falando algo injusto ou equivocado sobre mim, fico pensando na resposta, enquanto a pessoa ainda está falando.
  10. Fico irritado e agressivo, mesmo quando estou participando de um jogo só por diversão.
  11. Quando as coisas estão difíceis e estou diante de dificuldades e problemas, fico emocionalmente perturbado e instável.
  12. Costumo culpar os outros pelos meus problemas.
  13. Com alguma freqüência, costumo usar de ironia ou sarcasmo para expressar minha insatisfação com alguém.
  14. Posso ser amável com os outros , ainda que por dentro esteja me sentindo amargurado e frustrado.

Se você assinalou de 4 a 8 afirmativas, provavelmente você sente mais raiva do que gostaria. Se marcou 9 ou mais, há uma forte possibilidade de você estar lutando com ira, mesmo que ainda não tenha consciência disso.


(Adaptado do “The Anger Worbook”, Dr. Les Carter e Frank Minirth)

Nenhum comentário: